A rede Layer 2 apoiada pela ConsenSys – Linea – estendeu o base à enunciação da StarkWare denunciando as tentativas da Matter Labs de registrar o termo “conhecimento zero” (ZK) em nove países.
Matter Labs, a entidade por trás do zkSync, pretende exercitar controle individual sobre esse concepção criptográfico fundamental, provocando indignação em toda a indústria. Notavelmente, a Matter Labs também buscou o registro de um token sob o símbolo “ZK” nas bolsas, em uma tentativa de promover sua reivindicação sobre a tecnologia que não criaram.
Linea apóia StarkWare: condena a ação da Matter Labs
A tecnologia de conhecimento zero (ZK) é crucial para a privacidade e a segurança no blockchain, pois permite que os indivíduos provem afirmações sem revelar dados subjacentes.
StarkWare, junto com outras figuras uma vez que o vencedor do Prêmio Turing e membro do Juízo Consultivo Científico da StarkWare, Shafi Goldwasser, condenou as ações da Matter Labs uma vez que uma tentativa de privatizar um muito público. Em um público declaraçãoStarkWare disse,
“Uma empresa que explora o sistema lítico para apensar um muito público viola o ethos criptográfico, o ethos Ethereum e o ethos acadêmico. Isso vai até contra o próprio espírito da Matter Labs, que afirma: “Podemos tornar leste mundo melhor aumentando a liberdade das pessoas”. Se a empresa continuar com isso, estará se separando da própria comunidade da qual afirma fazer secção.”
StarkWare, uma empresa de software que desenvolve tecnologia à prova de ZK, instou a comunidade a tomar medidas contra o Matter Labs, ao mesmo tempo que destacou a ironia nas ações deste último. A empresa observou que os seus princípios declarados defendem a gesto colectiva face ao “comportamento opressivo”.
Pesando sobre o ponto, Linea também afirmado que usar uma estrutura lítico para monopolizar um ramo da criptografia importante para a construção de ambientes de realização L2 descentralizados e sem permissão contradiz o espírito da Ethereum.
Linea ainda apontou a natureza colaborativa do desenvolvimento do Ethereum, onde os pesquisadores contribuem para dimensionar soluções uma vez que redes zkEVM Layer 2. A tentativa de reivindicar a propriedade da tecnologia ZK inibe o progresso em direção a uma rede mais inclusiva e resistente à exprobação, conforme enunciação de Linea em 31 de maio.
Matter Labs aborda controvérsia
Em resposta à controvérsia em torno dos pedidos de marcas registradas, a Matter Labs’ afirmado que a tecnologia ZK pertence à comunidade e esclareceu que a mudança visa prometer que o termo “ZK” possa ser usado livremente no contexto de seus projetos uma vez que “ZK Sync” e “ZK Stack”, usando marcas registradas uma vez que a única instrumento lítico disponível para tal proteção.
A empresa também abordou o equívoco de que as marcas registradas concedem propriedade exclusiva sobre uma vocábulo ou frase, acrescentando que os direitos se estendem somente a bens ou serviços específicos.
Diretora Jurídica e Política da Polygon Labs, Rebecca Rettig, respondeu à Matter Labs, questionando a premência dos pedidos de marca e sugerindo que se desafios externos os obrigassem a solicitar a marca, a transparência seria importante. O executivo ainda descartou a premência de uma estrutura para conceder permissão para o uso do termo “zk”, já que deveria estar disponível gratuitamente para todos, sem permissão.
Binance Free $600 (Restrito CryptoPotato): Use leste link para registrar uma novidade conta e receber uma oferta exclusiva de boas-vindas de $600 na Binance (Detalhes completos).
OFERTA LIMITADA 2024 na BYDFi Exchange: Recompensa de boas-vindas de até $ 2.888, use leste link para se registrar e perfurar uma posição de 100 USDT-M gratuitamente!
Inscreva-se!
Tenha acesso antecipado a listas de permissões, airdrops e sorteios. Aproveite as oportunidades exclusivas para inscritos. Esteja à frente no mundo cripto!
0 Comentários